---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

História

Atualizado em 19/09/2017 às 11:53

Salete em 1936 Baixar Imagem

Histórico

No dia 29 de dezembro, o município de Salete comemora 56 anos da emancipação política conquistada em 1961. Formada por uma população de origem alemã, italiana e ucraniana, e colonizada por Luiz Bértoli Sênior a partir de 1925, a religiosidade está no DNA da cidade, que reverência Nossa Senhora da Salete.

Denominado Ribeirão Grande como se chamava, pertencendo ao distrito de Taió, que por sua vez pertencia a Rio do Sul e este a Blumenau. Em 1949 passou a categoria de distrito pertencendo ao então já município de Taió. Foi em 29 de dezembro, através da resolução nº. 03/1961 da câmara de vereadores de Taió e da lei nº. 799 da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, que foi alcançado à autonomia político-administrativa, como o nome de Salete.

O nome de Salete é uma referência a Nossa Senhora da Salete, cuja imagem foi colocada em 1943 no Morro do Santuário, onde os padres seculares construíram um seminário que atualmente está sob a custódia da Congregação do Espírito Santo.

Ao longo dos anos o município evoluiu economicamente em setores organizados em cooperativas. Antes, Salete tinha como base econômica, apenas as indústrias de artefatos de madeiras, metalúrgicas e facções têxteis. Atualmente, o setor agrícola através do melhoramento e modernização das atividades da bovinocultura de leite e a piscicultura geram renda para muitas famílias.

A atual Administração Municipal

A Prefeitura de Salete conta atualmente com 259 colaboradores (ativos/inativos) distribuídos em seis secretarias: secretaria de administração e finanças, secretaria de educação, cultura e desporto, secretaria de saúde, secretaria de obras e serviços, secretaria de agricultura e meio ambiente e secretaria de assistência social. A atual gestão é comandada pela primeira prefeita mulher eleita no município, a senhora Solange Aparecida Bitencourt Schlichting, e o vice-prefeito, senhor Adroaldo Brocardo.

Segundo estimativa publicada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no mês de agosto de 2017, a população do município cresceu 0,26%, de acordo com último levantamento, passado para 7.634 habitantes.


Galeria

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar

Localização