Gestantes e acompanhantes iniciam curso para a chegada do bebê

Publicado em 09/05/2019 às 11:06 - Atualizado em 09/05/2019 às 13:54

O nascimento de um bebê é motivo de grande felicidade para a família, mas também muitas dúvidas e inseguranças, em especial para a mamãe. Para auxiliar as mulheres e seus companheiros neste momento tão especial, na noite de quarta-feira (08) iniciou o 1º Curso de Gestantes de 2019 oferecido pela Prefeitura de Salete por meio da Secretaria de Saúde e Pastoral da Criança.

As futuras mamães e acompanhantes estiveram a partir das 19h, no auditório da câmara de vereadores, no primeiro de quatro encontros, onde serão tratadas importantes orientações sobre a gestação, parto e cuidados com o recém-nascido. Os conteúdos são ministrados por enfermeiras dos postos de saúde, representantes da Pastoral da Criança e do Corpo de Bombeiros Militar de Taió.

A prefeita Solange Schlichting (Chica) esteve na abertura do curso junto da secretária de saúde, Nelci Teresinha Adami Kuhlkamp, e reforçou o compromisso da Administração Municipal em auxiliar os futuros pais.

“A chegada de um filho traz muitas alegrias, mas também muitas responsabilidades. Sou mãe e sei disso, portanto, através da parceria entre a Secretaria de Saúde, Pastoral da Criança, Bombeiros Militar de Taió e neste ano com o apoio do Rotary Club de Salete-Geração, esperamos contribuir mais uma vez na chegada dos bebês”, destacou a prefeita.

Em sua fala, Chica também salientou da renovação do convênio que deixa as gestantes mais acolhidas e seguras. A Administração Municipal firmou contrato no início com a Associação de Redeh Beneficência Cristã, para a prestação do serviço de sobreaviso de corpo clínico para a especialidade de obstetrícia, no Hospital e Maternidade Dona Lizete, em Taió.

Aprendizado

O objetivo do curso de gestantes é preparar a futura mãe para a maternidade. Nos encontros serão abordados os temas: a escolha do melhor procedimento para o nascimento do bebê, conscientização sobre a importância da amamentação, questões nutricionais e odontológicas, direitos e deveres, aconselhamentos e cuidados com o recém-nascido. Também outros assuntos foram atualizados e incluídos na didática para uma melhor gestação.

Benefícios ofertados

Todas as mães e pais que participarem das etapas do curso receberão além de ensinamentos, brindes da Pastoral da Criança e terão prioridades em exames e ultrassons disponibilizados pela Secretaria de Saúde.

A disponibilização do kit bebê está mantida. A parceria entre a Administração Municipal por meio da Secretaria de Saúde e voluntárias da Pastoral da Criança garantirá para as gestantes um conjunto contendo uma bolsa, termômetro digital, material para curativo do coto umbilical, travesseiro, fronha, cueiro, manta para enrolar a criança, toalhinha, cheirinho, um par de sapatinhos e dois conjuntos de pagão.

Datas:

08/05 - Abertura, Palestra com a fisioterapeuta, Taise Tomio, e da palestra o que fazer e como ajudar a gestante neste momento, a presença do acompanhante no pré-natal, trabalho de parto e pós-parto, com a enfermeira Romana Ebele (ESF “1”).

15/05 - Palestra amamentação: recomendação do ministério da saúde, benefícios para mamãe e recém-nascido, número de mamadas e uso de chupeta com a enfermeira Mara Rubya Oliveira Souza Oliveira (ESF “3”).

22/05 - Palestra cuidados com o recém-nascido: banho, materiais necessários, roupa ideal, higiene bucal e a importância da participação do companheiro com a enfermeira Romana Ebele (ESF “2”).

29/05 - Encerramento, Palestra primeiros socorros com o recém-nascido com a Soldada Cruz, do Corpo de Bombeiros Militar de Taió, além de orientações para os futuros papais.