---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Agricultura
Agricultores conhecem funcionamento de Biodigestor e energia solar fotovoltaica

Publicado em 03/09/2019 às 11:53 - Atualizado em 03/09/2019 às 11:54

             A ideia do aproveitamento de dejetos de gado leiteiro e a economia de energia uniram os agricultores de Salete e técnicos em uma tarde de campo, na última sexta-feira (30). O encontro foi realizado na propriedade da família Eising, na comunidade de Rio Wildy. Além da demonstração do funcionamento do biodigestor, os participantes conheceram a tecnologia do uso da energia solar fotovoltaica.

             Na abertura da tarde de campo, o técnico extensionista da Epagri de Rio do Campo, Rodrigo Ferrari, explanou sobre os benefícios da energia solar fotovoltaica, o funcionamento e as possibilidades de instalação através de recursos subsidiados pelo Governo com linhas de financiamentos específicos.

             Em seguida o técnico da Epagri, Osnei Córdova Muniz, apresentou os benefícios do uso do biodigestor, a forma de funcionamento, custos de construções e relatou a experiência de vários anos de funcionamento em propriedades no município de Laurentino.

             Para finalizar ele mostrou na prática o funcionamento com o biodigestor já instalado na propriedade da família Eising há cerca de dois anos, a produção de gás utilizado para aquecer a água na sala de ordenha para limpeza dos equipamentos e no fogão da casa utilizado para cozinhar as refeições. Além disso, a tecnologia auxilia diretamente na produção do biofertilizante utilizado nas lavouras como adubação orgânica de qualidade.

             A engenheira agrônoma, Daniéla Suélin Waiszyk, avaliou como positiva as apresentações. “Foi uma tarde muito proveitosa, muitas informações relevantes sendo repassadas aos nossos agricultores e técnicas que poderão ser implementadas nas propriedades diminuindo os custos com gás, lenha e energia elétrica trazendo ainda outros benefícios como, por exemplo, o destino correto dos dejetos tornando as propriedades mais sustentáveis”, finalizou.

             A tarde de campo foi uma iniciativa da Epagri local em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

 

 

Odair José Ferreira 

Jornalista MTB 0004057/SC - Prefeitura de Salete


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar