Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Educação
Campanha vai coletar de óleo de cozinha em Salete

Publicado em 05/03/2021 às 15:58 - Atualizado em 05/03/2021 às 15:58

O município de Salete, através da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, Secretaria da Educação realiza, junto com a Pronatur, a primeira campanha de coleta de óleo de cozinha. A campanha visa promover a conscientização da comunidade, e principalmente dos estudantes, sobre os impactos ambientais, caso o óleo usado na produção de alimentos for descartado de forma incorreta. O óleo arrecadado será usado para a fabricação de produtos de limpeza e ração.

Para a secretária de educação, Joana Demori, a coleta de óleo envolvendo os estudantes, além de incentivar a consciência ambiental, vai envolver as famílias dos alunos. Ela destacou que os  professores e a equipe de profissionais de educação vão estar à frente, na parte pedagógica, trabalhando com o tema. A campanha começa neste mês de março e terá dois pontos para coleta no município. Um na Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, situado na rua Dona Margarida e outro na garagem dos ônibus escolares, em frente à Escola Bernardo Rohden.

A ideia é manter a campanha permanente e no dia 22 de março, se for permitido em razão da pandemia, haverá um pedágio para entrega de folders e mudas de árvores nativas na cidade. A recomendação para levar o óleo de cozinha até um dos pontos de coleta, é colocar o produto dentro de recipientes fechados, como as garrafas pet. “Através do armazenamento e posterior destinação correta, será possível obter a redução dos impactos ambientais, evitando-se a poluição do solo e dos recursos hídricos”, explicou a agrônoma,  Natália Maria, da Pronatur.  A iniciativa, conta com apoio da Câmara de Vereadores, Rohden Portas, Secamaq e Jaraguá Óleo.

 

OS CUIDADOS! 


Quando o óleo de cozinha é descartado em pias, ralos ou no próprio lixo ele pode trazer problemas, como o entupimento de tubulações de esgoto, sendo necessária a aplicação de produtos químicos para remover o óleo. Quando em decomposição, libera gás metano que aumenta o agravamento do efeito estufa. Cerca de 80% do óleo é transformado em biodiesel após um longo tratamento, outra parte pode ser aproveitada para fazer sabão, tinta e ração para animais.