Salete entre os melhores municípios do Brasil em Gestão

Publicado em 10/09/2021 às 20:15 - Atualizado em 14/09/2021 às 16:17

Salete foi a oitava cidade mais bem avaliada em todo o País e a segunda em Santa Catarina na sua  categoria.

O município de Salete ficou com a segunda colocação no estado e com o oitavo lugar nacional no Índice de Governança Municipal 2021 (IGM-CFA) do Conselho Federal de Administração. O indicador, calculado desde 2016 pelo Conselho Federal de Administração (CFA), leva em conta três dimensões da Governança Pública: finanças, gestão e desempenho.

O município de Salete ficou na vice-liderança entre 214 cidades de Santa Catarina, Papanduva no Planalto Norte, liderou o ranking na mesma categoria. Salete disputou com 1.890 cidades do Brasil e obteve nota 7,8 entre aquelas com população até 20.000 habitantes e PIB per capita acima de R$16.349, a oitava cidade mais bem avaliada em todo o País.

Considerando todos os 3.781 municípios com até 20 mil habitantes, o município de Salete está em décimo lugar geral. E entre os 5.570 municípios brasileiros, Salete obteve a 34ª melhor nota do IGM.  E entre os 295 municípios de Santa Catarina, a terceira posição entre os mais bem avaliados, ficando atrás de Papanduva e Joaçaba.

A prefeita Solange Schlichting (Chica), comemorou o resultado divulgado pela Federação de Administradores do Brasil. Ela destacou o trabalho da equipe de servidores. “Isso é um resultado da gestão, da equipe de secretários e todos os colaboradores da prefeitura,  o investimento em inovação, capacitação de pessoas, na transparência e na honestidade”, destacou  a prefeita.

Chica também relatou a importância da experiência administrativa no setor privado, onde muitas ações foram implantadas na administração pública de Salete. “Focando sempre em fazer o melhor, seguir o que é certo para que o povo veja o quando a gente se dedica para melhorar a vida das pessoas. É só através de muito trabalho que se consegue esse resultado”. Finalizou a prefeita.

O Índice de Governança Municipal (IGM-CFA) foi elaborado a partir de dados secundários e considera áreas como saúde, educação, saneamento e meio ambiente, segurança pública, gestão fiscal, transparência, recursos humanos, planejamento e outras.

O IGM se destaca e se diferencia de todos os demais índices já utilizados no contexto brasileiro para medir a performance municipal, por ter uma visão mais ampliada sobre as dimensões da gestão pública fiscal e desempenho e será atualizado anualmente.

FONTE:

"IGM - Índice de Governança Municipal - Conselho Federal de Administração - Ranking" https://igm.cfa.org.br/ranking-grupo-2