Saneamento Básico
Salete é destaque na atenção básica da saúde
O município de Salete vem se destacando em nível regional e estadual na questão de saúde pública. No levantamento do Ministério da Saúde, realizado nos quatro primeiros meses do ano, Salete tirou nota 9,32 no Programa Previne Brasil. É a segunda melhor nota entre os 28 municípios do Alto Vale do Itajaí e a 18ª posição de Santa Catarina na avaliação da saúde oferecida pelos municípios.
Instituído em 2020, o Programa Previne Brasil é o novo modelo de financiamento de custeio da Atenção Primária à Saúde (APS), do Ministério da Saúde. Com isso, os municípios passaram a receber incentivos financeiros pela capacidade de identificar os usuários do SUS, cadastramento adequado no sistema e-SUS e organização dos processos de trabalho.
Além de oferta de serviços odontológicos, médicos, enfermagem, psicologia, nutrição, exames complementares, entre outros. No município de Salete, a Secretaria de Saúde organiza encontros das equipes de saúde para avaliar os resultados dos indicadores e as metas alcançadas, traçando estratégias de melhorias para o seguinte quadrimestre.
O novo modelo permite aos municípios apresentarem resultados dos serviços de saúde de forma mais real, com avaliação mais justa por aquilo que realmente é executado. A avaliação passou da forma anual para quadrimestral, onde é possível fazer adequações nos processos de trabalho e oferta de serviços em períodos mais curtos. Antes, os municípios recebiam recursos com base no número de habitantes e equipes de Saúde constituídas, onde o próprio Ministério da Saúde efetuava a avaliação periódica in loco.