---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Saúde
Novembro Azul: Campanha incentiva os homens a cuidarem da saúde

Publicado em 06/11/2018 às 16:03 - Atualizado em 06/11/2018 às 16:04

            O município de Salete lança a partir desta terça-feira (06) a Campanha Novembro Azul. O objetivo é a prevenção ao câncer de próstata e outras doenças que atingem os homens. Durante todo o mês serão realizadas ações, articuladas com profissionais da Secretaria de Saúde para buscar estimular o autocuidado da população masculina e adoção de hábitos saudáveis.

            O câncer de próstata atinge grande parte da população masculina e, mesmo assim, ainda é um tema que enfrenta muitas barreiras. Pensando em chamar atenção dos homens para o combate a está doença, a Secretaria de Saúde implantou o horário azul para a realização de exames preventivos e consultas no período noturno, das 18h às 20h. Cada posto do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) ficou com uma data determinada para o atendimento.

            “Assim como ofertamos as mulheres na campanha Outubro Rosa, os homens podem procurar as suas unidades de saúde e agendar o atendimento diferenciado do horário azul, que é uma forma de garantir a prevenção para quem trabalha no período comercial”, explica a secretária de saúde, Nelci Teresinha Adami Kuhlkamp.

            Para a próxima semana, na terça-feira (13), é prevista uma palestra intitulada “Infarto Agudo e Doenças Cardiovasculares no Homem, primeira causa de mortes no Brasil e no Mundo”, com o médico cardiologista, Mauricio Pais Bussoletto. O encontro acontecerá a partir das 19h, no Clube Esportivo e Recreativo Salete, no bairro Cachoeira, e contará ainda com música ao vivo, café de confraternização e corte de cabelo gratuito.

            Fechando a programação do Novembro Azul, a Secretaria de Saúde realiza na sexta-feira (30) uma panfletagem e abordagem de profissionais do setor para a conscientização da prevenção. A ação ocorrerá nas imediações da Praça Raimundo Tamanini, no Centro, e em visitas ao comércio e empresas.

            Também, como forma de destacar o Novembro Azul a área interna da secretaria de saúde e dos postos de atendimento a população recebem uma iluminação e decoração com cartazes, faixas e balões que remetem a cor da campanha.

 

Veja a programação completa:

 

06/11 Horário Azul – 18h às 20h – Exames preventivos e consultas de orientação com o agendamento. Local: ESF “3” – bairro São Cristóvão 

13/11 às 19h Palestra “Infarto Agudo e Doenças Cardiovasculares no Homem, primeira causa de mortes no Brasil e no Mundo” com o médico cardiologista, Mauricio Pais Bussoletto. Música ao vivo, café de confraternização e corte de cabelo gratuito. Local: Clube Esportivo e Recreativo Salete – bairro Cachoeira 

19/11 Horário Azul – 18h às 20h – Exames preventivos e consultas de orientação com o agendamento. Local: ESF “1” – bairro Centro 

20/11 Horário Azul – 18h às 20h – Exames preventivos e consultas de orientação com o agendamento. Local: ESF “2” Dona Felícia May – bairro Cachoeira 

30/11 das 10h às 12h Panfletagem de conscientização Novembro Azul.

Local: Praça Raimundo Tamanini, no Centro, e comércios.

 

 

Odair José Ferreira 

Jornalista MTB 0004057/SC - Prefeitura de Salete


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar