---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Saúde
Salete inicia segundo curso sobre gestação do ano

Publicado em 08/11/2018 às 11:13 - Atualizado em 08/11/2018 às 12:13

            Teve início na noite de quarta-feira (07) o 2º Curso de Gestantes oferecido pela Prefeitura de Salete por meio da Secretaria de Saúde e Pastoral da Criança. As futuras mamães e acompanhantes estiveram a partir das 19h, no primeiro de quatro encontros, que serão promovidos no auditório da câmara de vereadores.

            Na fala de abertura, a secretária de saúde, Nelci Teresinha Adami Kuhlkamp, destacou aos participantes que o curso é uma forma de auxiliar as mulheres e seus companheiros neste momento tão especial, o nascimento de um bebê.

            “O nascimento de um bebê traz muita felicidade para a família, mas também dúvidas e inseguranças, principalmente para as gestantes. Por isso, a Administração Municipal, em especial a prefeita Solange Schlichting (Chica) que também é mãe, tem esse carinho e essa atenção especial para as futuras mamães. Todas as participantes terão nosso total apoio e poderão buscar atendimento e tirar dúvidas nas unidades básicas do programa Estratégia Saúde da Família (ESF´s)”, falou.

            No primeiro encontro, além da abertura e apresentação do curso, o foco principal foi a importância da participação dos pais. A enfermeira do posto ESF “1”, Romana Ebele, explanou sobre a importância da participação do acompanhante no pré-natal, trabalho de parto, parto e pós-parto. Ao final da apresentação todos foram convidados para um café.

            Dentro da programação do curso de gestantes os participantes vão acompanhar as instruções sobre diversos temas pertinentes a este período que antecede a maternidade como a escolha do melhor procedimento para o nascimento do bebê, conscientização da importância da amamentação, questões nutricionais e odontológicas, direitos e deveres, aconselhamento psicológico e cuidados com o recém-nascido. Equipes multidisciplinares dos postos de saúde e da Pastoral da Criança vão conduzir os encontros. O encerramento está previsto para o dia 28 de novembro.

            Em maio a Secretaria de Saúde realizou o 1º Curso de Gestantes, que também ocorreu em quatro encontros. Cerca de 50 mães participaram junto de seus acompanhantes para esclarecer as principais dúvidas da gestação.

 

Benefícios ofertados

 

            Todas as mães e pais que participarem das etapas do curso receberão além de ensinamentos, brindes da Pastoral da Criança e terão prioridades em exames e ultrassons disponibilizados pela Secretaria de Saúde.

            A disponibilização do kit bebê também está mantida. A parceria entre a Administração Municipal por meio da Secretaria de Saúde e voluntárias da Pastoral da Criança garantirá para as gestantes um conjunto contendo uma bolsa, termômetro digital, material para curativo do coto umbilical, travesseiro, fronha, cueiro, manta para enrolar a criança, toalhinha, cheirinho, um par de sapatinhos e dois conjuntos de pagão.

 

Serviço:

Curso de Gestantes de Salete

Quartas-feiras às 19h

Local: auditório da câmara de vereadores – Centro

 

Programação didática do curso de gestantes:

07/11 Abertura, explanação sobre participação do acompanhante no pré-natal, trabalho de parto, parto e pós-parto – equipe multidisciplinar do posto ESF “1”.

 

14/11 Orientações sobre a amamentação – equipe multidisciplinar do posto ESF “2” Dona Felícia May.

 

21/11 Cuidados com o bebê – equipe multidisciplinar do posto ESF “3”.

 

28/11 Direitos da Criança – Pastoral da Criança.

 

*Mais informações na Secretaria de Saúde através do telefone 3563-0300 ou 3563-0770.

 

 

Odair José Ferreira 

Jornalista MTB 0004057/SC - Prefeitura de Salete


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar