Incentivo ao meio ambiente é sucesso em CEI

Publicado em 08/11/2018 às 14:55 - Atualizado em 08/11/2018 às 14:58

As professoras do Maternal III, do Centro de Educação Infantil de (CEI) Primeiros Passos de Salete, realizou com as crianças o “Projeto Detetives da Natureza Fazendo Arte” e dentre as ações pedagógicas realizadas, os alunos tiveram contação de histórias, pesquisas e investigações.

De acordo com a diretora do CEI, Claudineia de Rezendes Victória, contou que o número de crianças engajadas no Projeto é de 19 alunos, com idade de dois anos e seis meses e que o objetivo do Projeto, foi de possibilitar um olhar mais crítico e respeitoso com a natureza e os seres vivos, despertando a capacidade das crianças de cuidar, proteger e identificar os animais, as cores e características. “Após algumas observações nas brincadeiras, a gente percebeu a curiosidade e os questionamentos referentes aos animais encontrados no CEI.  Na roda de conversa, juntamente com as crianças, iniciamos as observações, pesquisas e as investigações e foi desta forma que surgiu o projeto”.

Ela explicou que foram realizadas algumas ações pedagógicas, dentre elas, contação de histórias como “O sanduíche da Maricota”, releitura de obra de arte, composição da letra de uma música inspirada na melodia de “Borboletinha”, declamação de poesia, confecção de brinquedos com material reciclado, capas e lupas. Ela contou ainda, que depois do Projeto, os alunos evoluíram muito em diversos aspectos. “Após a realização desses movimentos pedagógicos, nós percebemos no dia a dia das crianças a mudança de atitude, ampliação das linguagens, vocabulário, percepção e encantamento, e eles demonstram atualmente um olhar mais respeitoso, curioso e crítico em relação ao meio ambiente”.

Para o fechamento do Projeto, a diretora junto das professoras responsáveis, realizaram uma exposição no CEI, que foi aberta à toda a comunidade. “Junto das professoras Gláucia, Leila, Maria Helena E Silvana realizamos uma exposição dos trabalhos no hall de entrada do CEI, e tivemos o privilégio de contar com a visita dos familiares, alunos, dos membros da direção, da coordenadora pedagógica, secretária da educação e da prefeita de Salete”.

- Por Elisiane Maciel, jornalista do Diário do Alto Vale.