Grupo de Teatro apresentará a peça “O Auto da Compadecida”

Publicado em 05/12/2018 às 16:49 - Atualizado em 05/12/2018 às 16:51

O Grupo de Teatro Princesa do Vale apresentará nesta sexta-feira (7), a peça teatral “O Auto da Compadecida”, que engloba a programação do Natal Fraterno de Salete. O teatro vai acontecer às 20h30min, no Salão Paroquial da Igreja Matriz e terá entrada gratuita. A direção da peça é de Volnei Thives Machado.

De acordo com Volnei, o Auto da Compadecida é uma peça teatral de Ariano Suassuna, e é uma das obras do gênero mais conhecidas no Brasil. A peça conta a história de Chicó e João Grilo, dois nordestinos pobres que vivem de golpes para sobreviver. Eles estão sempre enganando o povo de Taperoá, no Sertão da Paraíba, inclusive o temido cangaceiro Severino de Aracajú, que os persegue pela religião. Há o julgamento de alguns canalhas entre os quais, um sacristão, um padre e um bispo e a intervenção de Nossa Senhora no momento propício para triunfo da misericórdia.

O diretor conta que o Grupo de Teatro Princesa do Vale, já existia, mas foi reativado neste ano. Ele ainda ressalta que a peça já foi apresentada há um tempo atrás, e que agora com a reativação do Grupo, decidiram apresentar novamente.

“O Grupo já existiu há uns 20 anos e com o apoio da Prefeitura de Salete ele foi reativado. A primeira apresentação do grupo foi na Paixão de Cristo. Logo após esta apresentação, nós já começamos nos ensaios, porque é um teatro de cerca de uma hora e meia de espetáculo e precisa de trabalho”.

Ele conta ainda que além da Princesa do Vale, Salete tem o Grupo Impacto. “O Princesa do Vale tem hoje cerca de 20 atores e o Impacto 25, e os dois vão atuar juntos no Auto da Compadecida”.

O diretor diz também que o Grupo se apresentou no festival de esquetes de Taió e conquistou sete prêmios, como melhor direção, melhor ator, sonoplastia e figurino.

“É um grupo que vem se destacando muito e destaco também o empenho, porque o grupo possui integrantes de idades variadas, que vão desde a juventude à terceira idade. É um grupo que está se fortalecendo cada vez mais e deixamos nosso convite à todos para participarem desta apresentação de sexta, que com certeza será um teatro muito divertido”.

- Por Elisiane Maciel, jornalista do Diário do Alto Vale.