Festa da Padroeira contará com momentos históricos

Publicado em 10/09/2019 às 09:28 - Atualizado em 10/09/2019 às 09:29

A Festa do Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Salete será especial neste ano. As festividades que são abertas ao público e marcadas pela fé, devoção e agradecimentos, contarão com dois momentos históricos, o Jubileu de 70 anos do Seminário Diocesano e o Jubileu de 60 anos da presença dos Espiritanos no município.

Segundo a organização da Capela do Santuário, a expectativa é reunir um grande público, e, além disso, proporcionar um encontro marcante dos ex-seminaristas que estudaram no Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Salete.

A programação inicia no sábado (14). A Câmara de Vereadores promoverá às 15h30min uma sessão solene de homenagens as datas históricas. O ato contará com a presença de autoridades e ex-seminaristas. Já às 18h haverá a celebração de uma missa presidida por Dom Onécimo Alberton, bispo da diocese de Rio do Sul, no Salão Paroquial da Igreja Matriz.

No domingo (15) as festividades iniciam às 10h no Santuário, com a celebração de uma missa para Nossa Senhora da Salete, presidida pelo padre Leonardo da Silva Costa, provincial da Congregação dos Espiritanos do Brasil. Em seguida haverá almoço festivo, atividades de entretenimento com parque inflável gratuito para as crianças e sorteio de rifa.

Já na quinta-feira (19), feriado municipal, será um dia de agradecimentos e preces à Padroeira do Município. A programação contará com a realização de uma missa às 19h em homenagem a Nossa Senhora da Salete, na igreja do Santuário. Após a celebração haverá venda de churrasco.

A Festa do Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Salete é uma realização do CPC do Santuário, Prefeitura por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Desenvolvimento Turístico e Câmara de Vereadores. As festividades contam também com o apoio do comércio local.

História do Santuário

A Benção Inaugural da construção oficial do prédio de quatro andares com o nome de “Seminário Menor de Nossa Senhora da Salete”, aconteceu em 19 de setembro de 1949 em ato solene celebrado pelo Bispo da Diocese de Joinville, Dom Frei Inácio de Ribeirão Preto.

Com o Santuário e o Seminário em atividade, efetivava-se a realização do querer de uma comunidade de fé e de religiosidade fervorosa intermediada desde o início pelo Padre Eduardo Summermatter que fez chegar em Ribeirão Grande nos anos de 1943, 1944 e 1945, respectivamente, as três estátuas de Nossa Senhora da Salete.

Desde então, através das imagens, Nossa Senhora da Salete é venerada pelos seus devotos e peregrinos que de modo individual, familiar ou em comunidade, percorrem o Caminho da Via Sacra até o alto do Morro da Salete, fazendo suas orações, apresentando seus pedidos, louvando e agradecendo a Deus Pai criador pelas graças e bênçãos recebidas.

Turistas e visitantes são atraídos pelas belezas naturais desta admirável montanha que em estado de contemplação se surpreendem extasiados pela forte mística de profunda espiritualidade inspirada pela Padroeira do Município de Salete presente neste magnífico ambiente, arquitetado por mãos divinais.

Os Espiritanos

A Presença dos Espiritanos no município se efetiva a partir da aquisição do Seminário Menor de Nossa Senhora da Salete em 1959, tomando posse da propriedade em 1º de julho de 1960, quando também, assumem os serviços pastorais e administrativos da Paróquia Imaculada Conceição de Salete, onde permanecem representados atualmente pelo padre pároco Adalberto Wojciech Erwinski.

Programação da Festa do Santuário 2019:

Sábado, dia 14/09

15h30min - Sessão Solene da Câmara de Vereadores de homenagens ao Jubileu de 70 anos do Seminário Diocesano de Joinville em Salete e Jubileu dos 60 anos da presença da Congregação dos Espiritanos, com a presença de ex-seminaristas.

Local: Câmara de Vereadores - Centro.

18h - Celebração da Missa Solene presidida por Dom Onécimo Alberton, bispo da diocese de Rio do Sul.

Local: Salão Paroquial – Centro.

Domingo, dia 15/09:

Local: Santuário

10h - Missa Festiva de Nossa Senhora da Salete, presidida pelo padre Leonardo da Silva Costa provincial da Congregação dos Espiritanos do Brasil;

12h - Almoço Festivo;

13h30min – Atividades de entretenimento, parque inflave gratuito para as crianças;

16h30minh - Sorteio dos Brindes doados pelos Festeiros e Contribuintes Espontâneos.

Quinta-feira, dia 19/09: Feriado Municipal

18h - Celebração da Missa Solene em honra a Padroeira do Município de Salete. Local: Capela do Santuário.

19h – Churrasco de Confraternização.

Local: Santuário de Nossa Senhora da Salete.