Apresentação teatral aborda violência sexual contra crianças

Publicado em 24/09/2021 às 19:14 - Atualizado em 27/09/2021 às 15:26

A violência contra crianças e adolescentes, realidade de muitas famílias, foi abordada na apresentação do Teatro Municipal Princesa do Vale para estudantes entre 12 e 16 anos da rede pública de Salete. Foram três apresentações, na manhã, tarde e noite desta sexta-feira, 24 de setembro, dia Estadual de Combate à Violência e à Exploração Sexual Infanto-juvenil.

O grupo se apresentou no Salão paroquial e teve maciça participação dos alunos das escolas Guilherme André Dalri e Bernardo Rohden. A prefeita Solange Schlichting, a Chica acompanhou as apresentações vespertinas e elogiou a atuação e envolvimento dos integrantes do grupo num tema tão delicado.

As apresentações foram uma ação da Prefeitura de Salete através da Secretaria de Assistência Social, Conselho Tutelar e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Além da violência dentro de casa, a encenação abordou temas como abuso sexual, consumos de bebidas alcoólica, drogas lícitas e os perigos e traumas da exposição e ameças nas redes socias.

A violência sexual contra a criança e o adolescente é uma das violações mais perversas e fere o direito à saúde física e emocional, além da liberdade e o respeito e à dignidade de suas vítimas. Na maioria das vezes acarretando consequências que serão carregadas por toda a vida.

Desde janeiro de 2020,  foram atendidos pelo Conselho Tutelar de Salete, 16 casos de abuso ou assédio sexual contra crianças ou adolescentes.

Onde denunciar:

Disque-denúncia nacional: disque100.

Promotoria de Justiça da Infância e Juventude.

Conselho Tutelar de sua cidade.

Delegacia comuns ou às especializadas em crimes contra criança e adolescente;