Salete participa de Fórum Estadual de Cultura em Ibirama

Publicado em 12/05/2022 às 13:42 - Atualizado em 12/05/2022 às 13:42

O município de Salete está participando do Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura, que começou na quarta-feira, 11/05 e vai até sexta-feira 13. O ponto alto do encontro em Ibirama será nesta quinta-feira à noite, com as participações quando os municípios participantes do encontro  presentações culturais.

Salete estará representada com o espetáculo teatral “Saletópolis”, peça vencedora do Festival de Esquetes de Taió, apresentado pelo Grupo Municipal de Teatro Princesa do Vale. A apresentação tem a direção do professor Volnei Thives de Macedo, que coordena o curso de Teatro oferecido pela Escola de Projetos Machado de Assis.

A prefeitura tem incentivado a cultura local com aulas gratuitas de música, canto e coral, dança e teatro. A exemplo dos espetáculos ao ar livre, como o Natal Fraterno e a encenação da Paixão de Cristo que envolve a participação da comunidade.

Segundo o Diretor de Cultura do município de Salete, Sergio Herrera, o evento oportuniza o debate das políticas públicas do setor cultural e o diálogo entre a Secretaria Especial de Cultura, o Governo do Estado e as prefeituras. No encontro promovido pela FECAM, por meio do Conselho dos Gestores Municipais de Cultura (CONGESC) em parceria com a Prefeitura de Ibirama.

Foram oferecidas seis oficinas específicas aos participantes: Gestão de Acervo e Educação Patrimonial, Planejamento Estratégico e Ações Culturais, Práticas Administrativas (nova lei de licitações), Gestão de Linguagens Artísticas (Conselhos municipais), Cultura como Matriz Econômica e Transversalidade da cultura.