Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Agricultura
Agricultores recebem orientações sobre Programa Ambiental

Publicado em 06/06/2022 às 15:25 - Atualizado em 06/06/2022 às 15:59

Agricultores do município de Salete vão receber de maneira gratuita, mudas de árvores para restaurar e conservar áreas de florestas. Além da distribuição de mudas, e em alguns casos, a  doação de arame para cerca, os produtores rurais vão receber orientação técnica para adequar as propriedades à legislação ambiental. A iniciativa da Prefeitura de Salete, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a Epagri, Apremavi e Klabin, foi apresentada na reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural,  na sexta-feira, 03/06.

 

Agricultores interessados precisam aderir ao Programa de Regularização Ambiental (PRA),  até 31 de dezembro de 2022. A técnica ambiental Maíra Ratuchinski e a coordenadora de projetos da Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida  (Apremavi), Carolina Scheffer, explicaram sobre a importância do PRA, que complementa o Cadastro Ambiental Rural (CAR).  “É uma oportunidade para os  agricultores transformarem suas propriedades em propriedade legal, uma propriedade que cumpre a legislação ambiental e também, um local agradável de se viver”, explicou Carolina.

 

Em Salete estão cadastradas na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente,  898 propriedades que fizeram o CAR, correspondendo a 82% do território  do município. “A adesão ao PRA com base no registro do CAR até 2020 garante que o proprietário de terra possa restaurar as metragens mínimas estabelecidas na lei, que são de 5, 8 e 15 metros de cada margem do rio. Quem não fizer a adesão, vão precisar cumprir os  30 metros”, disse Carolina.

 

Caberá a Prefeitura e Epagri orientar os agricultores sobre o funcionamento do projeto e cadastrar os interessados. A equipe técnica da Apremavi auxiliará no projeto de adequação ambiental e junto com a empresa Klabin, distribuirá mudas de árvores e arame para cercar a área, quando for necessário.  Já aos proprietários caberá fazer o plantio das mudas nativas, construir as cercas quando necessário e fazer a manutenção da área. Além dos membros do CMDR e da CooperSalete, a reunião contou com a presença da equipe da Secretaria de Agricultura, do vice-prefeito José Tadeu Tenfen e de vereadores.

 

 

 

Alexandre Salvador - Registro Profissional: 05319/SC