Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Cultura
Famusa é campeã da Copa América de Bandas e Fanfarras

Publicado em 26/10/2022 às 14:32 - Atualizado em 26/10/2022 às 14:32

A Fanfarra Municipal de Salete (Famusa) sagrou-se campeã geral da primeira Copa América de Bandas e Fanfarras realizada na cidade de Itapema, neste final de semana. O campeonato reuniu 60 bandas, chegando a 4 mil participantes, de 17 estados do Brasil, além de Uruguai, Colômbia e Argentina. 

A Famusa conquistou  o primeiro lugar em quatro categorias: Corpo Coreográfico Infanto Juvenil, Banda de Percussão com Liras Juvenil, Mór de Comando Infanto Juvenil e Balizador Juvenil. Além do 2º Lugar Pavilhão Nacional de Bandeiras Juvenil.

Os jurados avaliaram vários aspectos da apresentação, como uniformidade, marcha, cobertura e alinhamento. No quesito musical, foram avaliado a afinação, melodia, arranjo, regência, dinâmica e ritmo.

Em agosto, a Famusa já havia conquistado o 2° Lugar Geral Copa Vale do Contestado de Bandas e Fanfarras em Monte Carlo. Na ocasião, a corporação de Salete venceu em cinco categorias: Pelotão de Bandeiras Infanto Juvenil, Balizador Juvenil, Corpo Coreográfico Juvenil, Mor de comando Infanto Juvenil e Banda de percussão com Liras Juvenil.

A preparação dos integrantes para as competições contou com a coordenação dos professores Laércio Daÿ e Laisa Locks. "A missão de conduzir jovens e adolescentes a seguir pelo caminho da musicalidade, disciplina e ordem", avaliou o maestro Laércio.

A prefeitura de Salete, através da Secretaria de Educação e Cultura, tem investido na compra de instrumentos e aquisição dos novos uniformes da Famusa.  O grupo também recebe transporte e alimentação gratuitos da Administração municipal.